Torneio de Sueca


- Questões Mais Frequentes

- Calendário

- Regulamento

- Prémio

- Vencedores


Questões Mais Frequentes


Jogadores e Cartas

    Um jogo de Sueca é jogado com 4 jogadores em duplas, i.e. dois contra dois. Os jogadores sentados frente a frente jogam como uma equipa.
    O jogo da sueca usa um baralho de 40 cartas.
São removidas as cartas 8, 9 e 10 do baralho padrão.

    Em todos os naipes, as cartas estão organizadas da mais baixa para a mais alta: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A.

    Cada jogador recebe 10 cartas no principio de cada mão.

    As únicas cartas pontuáveis são:

        - Ás - 11 pontos;

        - Sete - 10 pontos;

        - Rei - 4 pontos;

        - Valete - 3 pontos;

        - Rainha - 2 pontos.


    Há 120 pontos somados no baralho.


Preparação do Jogo
    A sueca joga-se no sentido horário.
O primeiro "baralhador" é escolhido aleatoriamente. A pessoa que baralha passa as cartas para o parceiro (à sua frente) para que corte o baralho. Este então passa as cartas para quem está a sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas. O distribuidor tira a ultima carta do baralho e a vira, revelando assim o trunfo (que é o naipe da carta virada).
    Depois disso, ele dá 10 cartas de uma vez só a pessoa à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido horário. A carta virada pertence ao distribuidor.
    Porém, o distribuidor pode escolher virar a primeira carta para revelar o trunfo. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido anti-horário.


O Jogo
   
O jogador que começa foi aquele que cortou o baralho. Os outros jogadores devem assistir o naipe jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas do naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. A carta mais alta do naipe, ou o trunfo mais alto ganha a rodada. O jogador que ganhou puxa o próximo naipe.
  
Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua posse, e for apanhado, significa que estará a "renunciar" ao jogo. Nesta situação a dupla oponente ganha o jogo automaticamente.
    Nenhum sinal é permitido entre os parceiros.
    No entanto, há um artificio que impede o inicio da partida. Se por acaso o jogador que cortou o baralho tiver 10 pontos ou menos em sua mão ele pode baixar o jogo. Assim repete-se toda a operação do inicio, com diferente "baralhador".


Objectivo

    O objectivo da Sueca é ganhar 4 jogos parciais antes dos adversários. Para ganhar um jogo parcial é preciso conseguir nas vazas, cartas com valor total de mais de 60 pontos.

Pontuação

    O total de pontos do baralho, na Sueca, é 120. Se uma das duplas ganhar mais de 60, ganha um jogo. Para ganhar a partida, uma dupla precisa ganhar 4 jogos.

    Se a dupla ganhadora tiver vencido ultrapassando 90 pontos, ganha 2 jogos. Quando uma dupla vence todas as vazas, diz-se que dá uma bandeira, ela ganha 4 jogos de uma só vez e, portanto, a partida. Se uma dupla ganhar 120 pontos mas não todas as vazas, por haver perdido uma ou mais vazas sem pontos, não dá uma bandeira e ganha apenas 2 jogos, por haver superado 90 pontos.

    Se cada dupla conseguir 60 pontos, ocorre um empate e nenhuma das duas marca nada, mas a pontuação será anotada para o ganhador do jogo seguinte, que a acrescentará aos pontos a ele correspondentes.
As únicas cartas pontuáveis são: A (ás) - 11 pontos, 7 (sete) - 10 pontos, R (rei) - 4 pontos, J (valete) - 3 pontos, Q (dama) - 2 pontos.


Estratégias

    Na Sueca, como em todos os jogos de vazas, é importante memorizar as cartas que vão aparecendo e controlar as da mão que se mantêm firmes. Tanto pelo facto de que elas podem ganhar a vaza, se já não restarem trunfos, quanto para o adversário cortar e usar os trunfos.

    Como se joga com apenas 10 cartas por naipe, uma distribuição média é de duas cartas de cada naipe por jogador, portanto, um naipe longo na Sueca é um naipe com 3 ou 4 cartas. É muito difícil ganhar vazas tendo-se um naipe de mais cartas, porque elas serão muito cortadas.

 

Topo


Calendário


 

- O torneio de sueca realiza-se todas as Sextas-feiras à noite, a partir das 22 horas.

 

Topo


Regulamento


Nota Prévia

    - O torneio de sueca só se realiza com um mínimo de 5 equipas.


Inscrição

    - Uma equipa só estará devidamente inscrita, após ter fornecido os dados pedidos para a sua inscrição, e ter pago a inscrição de ambos os jogadores.


Sorteio

    - Para a criação do calendário dos jogos de um modo transparente, será realizado um sorteio no inicio do torneio, para a atribuição de uma designação diferente (Letra) a cada equipa.


Preparação para o Jogo

    - Para saber qual o jogador que dará as cartas em primeiro lugar, cada jogador irá tirar uma carta à sorte do baralho (depois de embaralhado por um elemento do júri), e quem tirar a carta maior (baseada na hierarquia da Sueca) será o primeiro a dar cartas.
    - Para o preenchimento da ficha do jogo, poderá ser qualquer elemento da mesa, desde que haja o consenso de todos os elementos da mesa. Caso o consenso não exista, será o elemento mais velho. A ficha terá de ser assinada no final pelas duas equipas.
    - O baralhar das cartas terá de ser feito obrigatoriamente ao nível da mesa, de modo a que todos os elementos da mesa possam observar esse acto. Caso isto não seja respeitado, deverá ser chamado o júri.
    - Só depois de todas as cartas distribuídas, é que pode ter inicio uma partida.


Classificações - Pontuações

- A pontuação neste torneio da Sueca é feito do seguinte modo:
    - A vitória numa jornada: 2 Pontos;
    - A derrota numa jornada: 1 Ponto;
    - Falta comparência: 0 Pontos;
- A classificação das equipas é feita do seguinte modo:
    - 1.ª Regra: maior numero de pontos;
    - 2.ª Regra: em caso de empates após aplicar a 1ª Regra, fica à frente quem ganhou o confronto directo;
    - 3.ª Regra: em caso de empates após aplicar a 2ª Regra, fica à frente quem tiver uma diferença em
partidas ganhas/perdidas maior;
    - 4.ª Regra: em caso de empates após aplicar a 3ª Regra, fica à frente quem tiver mais partidas
realizadas;
    - 5.ª Regra: em caso de empates após aplicar a 4ª Regra, procede-se à escolha através de moeda ao ar;


Permissões - Proibições - Penalizações

    - Serão unicamente permitidos sinais de mesa com cartas. Qualquer outro tipo de sinais, ou actos que nada tenham a haver com o jogo da Sueca, serão penalizados perdendo o jogo (jornada) a favor da equipa adversária. No caso particular das "arrenúncias", visto que podem ser provocadas por falha humana, a penalização é de 4 partidas, ou 8 partidas no caso de a equipa nessa partida ter unicamente conquistado duas ou menos "basas".
    - Durante cada jogo (jornada) não é permitido falar, ou fazer qualquer outro ruído (ex.: pancadas em cima da mesa, bater com os pés no chão, etc...). Quem o fizer perde o jogo (jornada) a favor da equipa adversária. Isto aplica-se também aos períodos entre as partidas na mesma jornada. O resultado final nesta situação, é de 10 partidas para o adversário, e o numero de partidas ganhas até ao momento para a equipa penalizada.
    - No caso de falta de comparência de uma equipa numa determinada jornada, o resultado é considerado 10-0 a favor da outra equipa. No caso da falta de comparência das duas equipas, é considerado que ambas as equipas perderam por 10-0 (para efeitos de calculo da diferença de partidas ganhas/perdidas).


Reclamações - Queixas

    - Em caso de haver alguma irregularidade, a equipa que se achar lesada deverá chamar um elemento do júri, a quem deverá ser explicado o caso com a maior imparcialidade possível. Todo este processo deverá decorrer de um modo civilizado, e o mais silencioso possível, para não perturbar todos os outros companheiros adversários que se encontram a jogar. Caso este processo decorra de um modo desordeiro, ou com excesso de barulho, o júri ignorará a queixa, e poderá mesmo penalizar a equipa que se acha lesada.

Outros

    - Quaisquer questões ou problemas que apareçam, e que não estejam salvaguardados neste regulamento, serão solucionadas pelos elementos do júri. Ou seja os casos omissos no presente regulamento, são da competência da organização deste Torneio, tendo esta total liberdade nas opções a tomar.


Topo


Prémios


Nota  Prévia

    Os prémios são atribuídos em função do total de equipas inscritas.

    Deste modo, apenas será atribuído:

        - o 1.º Prémio se estiverem inscritas pelo menos X equipas.

        - o 2.º Prémio se estiverem inscritas pelo menos X equipas.

        - o 3.º Prémio se estiverem inscritas pelo menos X equipas.

        - o 4.º Prémio se estiverem inscritas pelo menos X equipas.

 

1.º Prémio

    - 1 Leitão Assado à Moda da Bairrada.

 

2.º Prémio

    - 4 Frangos de churrasco.

 

3.º Prémio

    - 2 Frangos de churrasco.

 

4.º Prémio

    - 2 Garrafas de espumante.

 

Topo


Vencedores


-

 

Topo